Plano Nacional Cinema

Designação da atividadePlano Nacional Cinema
EscolaEscola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes
TipologiaAtividade Cultural
Data de início29-10-2015
Data de término9-06-2016
DepartamentosLínguas
Grupos de Recrutamento/DisciplinasNenhum
Outras EstruturasBibliotecas Escolares
DinamizadoresTeresa Almirante, Anabela Diogo, Irene Almeida, João Pedro Céu
Público-AlvoComunidade escolar
Breve DescriçãoNo âmbito do PNC, os professores envolvidos decidiram incidir o projeto no 2º Ciclo, especificamente no 5º ano, para o presente ano lectivo.
Atividades a desenvolver:
1º Período:
• Apresentação da curta-metragem, Animação, 5’30”, Estória do Gato e da Lua, de Pedro Serrazina, visualizada na sala de estudo da biblioteca sede, com marcação prévia;
• Visualização do filme, em sala de aula, a partir de um guião de exploração onde cada professor poderá escolher o tópico/actividades a explorar. Todos os documentos de apoio/ filme estarão disponíveis no blog da biblioteca, no separador PNC;
• Documentar todos os trabalhos realizados para que posteriormente possam ser divulgados no site da biblioteca.
2º Período
• Visualização do filme O estranho mundo de Jack/ The Nightmare before Christmas, de Henry Selick, Animação, 76’, no auditório da escola sede, na semana de 1 a 4 de fevereiro (semana do Carnaval).
3º Período
• Visualização nocturna de um filme a selecionar porteriormente na praça central da escola sede no final do ano lectivo.



Objetivos-  Respeitar critérios de abrangência, garantindo diferentes opções e contemplando a oferta de diferentes categorias, géneros e cinematografias.
- Garantir o visionamento de um conjunto homogéneo de obras consideradas relevantes para serem estudadas a nível nacional.
- Acautelar que os alunos, em cada ano de escolaridade, possam visionar e analisar produções consideradas relevantes no contexto da produção cinematográfica e da História do Cinema, nos formatos e géneros seguintes: curtas e longas-metragens de animação e/ou documentário e ficção, valorizando-se a divulgação de obras da produção nacional.
- Constituir-se como um ponto de partida de um plano mais vasto de literacia fílmica.
- Ampliar, sempre que possível, o leque de possibilidades de cruzamento e integração de conteúdos entre disciplinas das diversas áreas científicas do currículo, no sentido de proporcionar experiências culturais enriquecedoras aos alunos e às comunidades educativas.
- Garantir a divulgação de obras de produção nacional.