Passeio descoberta pela Tapada de Mafra

Designação da atividadePasseio descoberta pela Tapada de Mafra
EscolaEscola EB1/JI da Chainça
TipologiaVisita de Estudo
Data de início21-03-2018
Data de término21-03-2018
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Grupos de Recrutamento/Disciplinas1º Ciclo do Ensino Básico
DinamizadoresProfessores titulares das turmas de 1º Ano
Público-Alvo1º Ano
Breve DescriçãoA planificação da atividade far-se-á de forma partilhada e cooperada pelos alunos e professores, no âmbito do Estudo Meio e Cidadania.
A sua exploração efectar-se-á segundo uma metodologia que se baseará no que cada um sabe sobre a temática em questão e pela interação entre alunos, guia e professores.
Assim sendo, enveredar-se-á pelo caminho que os levará à formulação de questões/situações problemáticas, para as quais encontrarão a resposta adequada, pelo recurso à observação e ao contacto com os animais e plantas que povoam a Tapada. Desta forma, os alunos procederão à recolha de dados, ao seu tratamento pela análise / reflexão, à generalização, à síntese, à conclusão e ao registo icónico.
A gestão destas atividades far-se-á no espaço e no tempo tendo em conta os recursos materiais e humanos que a escola possui.
Nesta ótica os alunos serão atores no processo de aprendizagem, participarão na construção e produção dos seus saberes, e serão em simultâneo os seus consumidores.
Articulação com o Projeto Educativo1.1 Promover uma cidadania atenta e responsável.

1.2 Melhorar os conhecimentos e as capacidades dos alunos.

2.2 Promover ações que contribuam para melhorar o relacionamento interpessoal.

Objetivos- Promover um trabalho de articulação entre os alunos e a Natureza; Desenvolver atitudes de cidadania; Estimular o espírito de descoberta, de análise e reflexão; Proporcionar o desenvolvimento da capacidade de se relacionarem consigo, com os outros e com a Natureza; Realizar atividades lúdicas/ científicas;
- Desenvolver atitudes de cidadania;
- Estimular o espírito de descoberta, de análise e reflexão;