Projeto “Troca de Letras e Depois?- Ler/Reler/Escrever/Reescrever: eis a questão! “

Designação da atividadeProjeto “Troca de Letras e Depois?- Ler/Reler/Escrever/Reescrever: eis a questão! “
EscolaEscola EB1/JI da Chainça
TipologiaProjetos
Data de início16-09-2019
Data de término30-06-2020
DepartamentosExpressões
Grupos de Recrutamento/DisciplinasEducação Especial
DinamizadoresDocente de Educação Especial - Teresa Aparício/Equipa dos SEE
Público-AlvoAlunos do 1º Ciclo
Breve DescriçãoO projeto pedagógico projeto “Troca de letras e depois? – Ler e Reler/Escrever e Reescrever: eis a questão!”, apresenta-se como uma proposta de intervenção pedagógica personalizada que visa trabalhar as competências linguísticas de cada aluno, no sentido de minimizar os défices inerentes à problemática da Dislexia e ou dificuldades no âmbito de consciência fonológica. No presente ano letivo irá ser implementado na EB1/JI da Chainça, a cinco alunos, do 3º e 4º ano de escolaridade.
Articulação com o Projeto Educativo1.2 Melhorar os conhecimentos e as capacidades dos alunos.
1.5 Melhorar os resultados escolares dos alunos.
2.3 Criar espaços de reflexão para melhorar a atividade docente e a relação pedagógica.
2.5 Melhorar a articulação entre as diferentes escolas do agrupamento no âmbito do Plano Anual de Atividades.
2.6 Melhorar a articulação vertical e horizontal entre professores e áreas disciplinares.
3.2 Envolver os pais na dinâmica das escolas.
Objetivos- Implementar um programa de intervenção que melhore o desenvolvimento da leitura e da escrita;
- Melhorar a motivação pela leitura e escrita, autoestima e o relacionamento com os seus pares;
- Promover um ensino individualizado e diferenciado
- Favorecer o pensamento reflexivo e a sua generalização a novos conceitos;
- Procurar diversificar as atividades, ilustrações e com o recurso às novas tecnologias.
- Habituar o aluno a ler toda a informação do trabalho pretendido;
- Incentivar, reforçar e prestar atenção ao aluno durante a realização dos seus trabalhos
- Contribuir para a melhoria dos resultados escolares;