A Biblioteca vai à Sala

Designação da atividadeA Biblioteca vai à Sala
EscolaEscola EB1/JI da Chainça
TipologiaAtividades de Promoção da Leitura e das Literacias
Data de início30-09-2021
Data de término24-06-2022
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Grupos de Recrutamento/DisciplinasNenhum
Outras EstruturasBibliotecas Escolares
DinamizadoresEquipa BE - Professora Tânia Canha
Público-AlvoPré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano
Breve DescriçãoEstabelecer relações de familiaridade com o livro e a leitura
Adquirir progressivamente hábitos de leitura
1- Ouvir ler textos literários e expressar reações de leitura de modo criativo
2- Ler integralmente narrativas, poemas e textos dramáticos
3- Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados por histórias ou poemas ouvidos ou lidos
4- Antecipar o (s) tema (s) com base em noções elementares de género ( contos de fadas, lengalengas, poemas, fábula, etc) em elementos do paratexto e nos textos visuais
5- Reconhecer a estrutura e os elementos constitutivos do texto narrativo: personagens, narrador, contexto temporal e espacial, ação.
6- Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados nas obras lidas e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, escultura, cinema, teatro, etc…).
7- Participar, de forma responsável e cooperante em representações de textos dramáticos literários
Articulação com o Projeto Educativo1.2 Melhorar os conhecimentos e capacidades dos alunos.
1.4 Melhorar as taxas de sucesso escolar.
1.5 Melhorar os resultados escolares dos alunos.
3.2 Envolver os pais na dinâmica das escolas.
3.3 Melhorar os mecanismos de comunicação entre as escolas e as famílias.
Objetivos- Ouvir ler textos literários e expressar reações de leitura de modo criativo
- Ler integralmente narrativas, poemas e textos dramáticos
- Antecipar o (s) tema (s) com base em noções elementares de género ( contos de fadas, lengalengas, poemas, fábula, etc) em elementos do texto e nos textos visuais
- Reconhecer a estrutura e os elementos constitutivos do texto narrativo: personagens, narrador, contexto temporal e espacial, ação.
- Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados nas obras lidas e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, escultura, cinema, teatro, etc…).
- Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados por histórias ou poemas ouvidos ou lidos