Gestão de Atividades e Recursos Educativos
2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022
10 @ ler
Designação da atividade | 10 @ ler |
---|---|
Escola | Escola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes Centro Escolar de Rio de Moinhos Escola EB1/JI da Chainça Escola EB1/JI António Torrado EB1 nº 2 de Abrantes EB1/JI de S.Miguel do Rio Torto Centro Escolar de Tramagal Escola Octávio Duarte Ferreira |
Tipologia | Atividades de Promoção da Leitura e das Literacias |
Data de início | 20-09-2021 |
Data de término | 30-06-2022 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico Línguas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Português |
Outras Estruturas | Bibliotecas Escolares |
Dinamizadores | Equipa das Bibliotecas Escolares/Professores |
Público-Alvo | Comunidade escolar |
Breve Descrição | O contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia. Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante. Para estimular a criação de uma rotina de leitura nos jardins de infância e nas escolas, no trabalho e no lazer, o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) lançou o repto: Ler sempre. Em qualquer lugar. É no âmbito deste repto que se enquadra o desafio dirigido às escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da rede pública, para que instituam no seu quotidiano a atividade diária da leitura por prazer. Esta pode ter lugar a qualquer hora e em qualquer espaço e contexto escolar, formal ou não-formal: na sala de aula, na biblioteca, nos laboratórios, no refeitório, no ginásio, no pátio, … Não interessa onde se lê, mas que a todos seja dada a oportunidade de o fazer todos os dias, escolhendo para tal um texto da sua preferência. |
Articulação com o Projeto Educativo | 1.2 Melhorar os conhecimentos e capacidades dos alunos. 1.4 Melhorar as taxas de sucesso escolar. 3.9 Projetar o agrupamento na comunidade. |
Objetivos | - Realizar leitura crítica e autónoma. - Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos presentes nos textos. - Desenvolver nos alunos capacidades de reflexão e de espírito crítico. - Estimular a criação de uma rotina de leitura, nos jardins de infância, nas escolas, no trabalho e no lazer - Diversificar e reforçar o fundo documental destinado a suportar o empréstimo e a circulação das obras. |