10 @ ler

Designação da atividade10 @ ler
EscolaEscola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes
Centro Escolar de Rio de Moinhos
Escola EB1/JI da Chainça
Escola EB1/JI António Torrado
EB1 nº 2 de Abrantes
EB1/JI de S.Miguel do Rio Torto
Centro Escolar de Tramagal
Escola Octávio Duarte Ferreira
TipologiaAtividades de Promoção da Leitura e das Literacias
Data de início20-09-2021
Data de término30-06-2022
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Línguas
Grupos de Recrutamento/DisciplinasPortuguês
Outras EstruturasBibliotecas Escolares
DinamizadoresEquipa das Bibliotecas Escolares/Professores
Público-AlvoComunidade escolar
Breve DescriçãoO contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia. Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante.

Para estimular a criação de uma rotina de leitura nos jardins de infância e nas escolas, no trabalho e no lazer, o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) lançou o repto: Ler sempre. Em qualquer lugar.

É no âmbito deste repto que se enquadra o desafio dirigido às escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da rede pública, para que instituam no seu quotidiano a atividade diária da leitura por prazer. Esta pode ter lugar a qualquer hora e em qualquer espaço e contexto escolar, formal ou não-formal: na sala de aula, na biblioteca, nos laboratórios, no refeitório, no ginásio, no pátio, … Não interessa onde se lê, mas que a todos seja dada a oportunidade de o fazer todos os dias, escolhendo para tal um texto da sua preferência.

Articulação com o Projeto Educativo1.2 Melhorar os conhecimentos e capacidades dos alunos.
1.4 Melhorar as taxas de sucesso escolar.
3.9 Projetar o agrupamento na comunidade.
Objetivos- Realizar leitura crítica e autónoma.
- Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos presentes nos textos.
- Desenvolver nos alunos capacidades de reflexão e de espírito crítico.
- Estimular a criação de uma rotina de leitura, nos jardins de infância, nas escolas, no trabalho e no lazer
- Diversificar e reforçar o fundo documental destinado a suportar o empréstimo e a circulação das obras.