Plano Nacional Cinema
Designação da atividade | Plano Nacional Cinema |
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Escola | Escola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes |
Tipologia | Atividade Cultural |
Data de início | 29-10-2015 |
Data de término | 9-06-2016 |
Departamentos | Línguas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Nenhum |
Outras Estruturas | Bibliotecas Escolares |
Dinamizadores | Teresa Almirante, Anabela Diogo, Irene Almeida, João Pedro Céu |
Público-Alvo | Comunidade escolar |
Breve Descrição | No âmbito do PNC, os professores envolvidos decidiram incidir o projeto no 2º Ciclo, especificamente no 5º ano, para o presente ano lectivo. Atividades a desenvolver: 1º Período: • Apresentação da curta-metragem, Animação, 5’30”, Estória do Gato e da Lua, de Pedro Serrazina, visualizada na sala de estudo da biblioteca sede, com marcação prévia; • Visualização do filme, em sala de aula, a partir de um guião de exploração onde cada professor poderá escolher o tópico/actividades a explorar. Todos os documentos de apoio/ filme estarão disponíveis no blog da biblioteca, no separador PNC; • Documentar todos os trabalhos realizados para que posteriormente possam ser divulgados no site da biblioteca. 2º Período • Visualização do filme O estranho mundo de Jack/ The Nightmare before Christmas, de Henry Selick, Animação, 76’, no auditório da escola sede, na semana de 1 a 4 de fevereiro (semana do Carnaval). 3º Período • Visualização nocturna de um filme a selecionar porteriormente na praça central da escola sede no final do ano lectivo. |
Objetivos | - Respeitar critérios de abrangência, garantindo diferentes opções e contemplando a oferta de diferentes categorias, géneros e cinematografias. - Garantir o visionamento de um conjunto homogéneo de obras consideradas relevantes para serem estudadas a nível nacional. - Acautelar que os alunos, em cada ano de escolaridade, possam visionar e analisar produções consideradas relevantes no contexto da produção cinematográfica e da História do Cinema, nos formatos e géneros seguintes: curtas e longas-metragens de animação e/ou documentário e ficção, valorizando-se a divulgação de obras da produção nacional. - Constituir-se como um ponto de partida de um plano mais vasto de literacia fílmica. - Ampliar, sempre que possível, o leque de possibilidades de cruzamento e integração de conteúdos entre disciplinas das diversas áreas científicas do currículo, no sentido de proporcionar experiências culturais enriquecedoras aos alunos e às comunidades educativas. - Garantir a divulgação de obras de produção nacional. |