Visita ao Porto de Setúbal e Cimenteira SECIL

Designação da atividadeVisita ao Porto de Setúbal e Cimenteira SECIL
EscolaEscola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes
TipologiaVisita de Estudo
Data de início3-01-2017
Data de término4-04-2017
DepartamentosCiências Sociais e Humanas
Grupos de Recrutamento/DisciplinasEconomia e Contabilidade
Geografia
DinamizadoresAntónio Morgado; Claudemiro Cadete;João Pedro Céu;Maria Teresa Mateus; Maria Luís Reis e Vicente Simões
Público-Alvo10º F / 11º C / 11º D / 11º E
Breve DescriçãoVisita ao Porto de Setúbal e Cimenteira SECIL inserida nos conteúdos programáticos das disciplinas de Geografia A e Economia A.
A visita deverá realizar-se durante o segundo período.
- Saída da escola às 8h 30min.
- Itinerário: “Abrantes / Setúbal /Secil e Porto)/Abrantes. - Chegada prevista à escola pelas 19:00 horas.
Articulação com o Projeto Educativo1.1
Promover uma cidadania atenta e responsável.
1.2
Melhorar os conhecimentos e as capacidades dos alunos.
2.2
Promover ações que contribuam para melhorar o relacionamento interpessoal.
3.7
Promover eventos de cariz social e cultural indutores de um espírito de convivialidade e bem-estar.
Objetivos- - Sensibilizar os alunos para a valorização do património;
- - Desenvolver o espírito de observação, o espírito critico e a autonomia;
- - Rever tópicos curriculares utilizando uma metodologia complementar às previstas no programa curricular;
- Visita à SECIL - Compreender o consumo como satisfação das necessidades. - Perspetive o consumo como um ato de responsabilidade/ intervenção social. - Compreender o conceito de bem económico e a sua produção. - Compreender o conceito de economias de escala. - Conhecer aspetos importantes no armazenamento e distribuição dos produtos. - Tomar consciência do seu papel de consumidor. - Compreender o conceito de mercado. - Reconhecer as limitações da teoria face à realidade económica e social. - Conhecer a localização geográfica dos recursos de subsolo de maior valor económico; - Compreender os principais condicionalismos na exploração dos recursos do subsolo; - Explicar a dependência de Portugal relativamente aos recursos do subsolo; - Reconhecer os impactos ambientais da extração de recursos; - Reconhecer a necessidade de valorizar os recursos endógenos;
- Porto de Setúbal - Conhecer as vantagens e as desvantagens do transporte marítimo de mercadorias em Portugal; - Discutir a inserção das redes de transporte nacionais nas redes europeias - Referir as vantagens do uso do transporte multimodal; - Desenvolver o espírito de observação, o espírito crítico e a autonomia; - Promover o convívio entre alunos e entre alunos e professores; - Promover o respeito pelas regras de convivência social;