Visita a um Monumento natural e Reserva natural / Centro de Ciência Viva

Designação da atividadeVisita a um Monumento natural e Reserva natural / Centro de Ciência Viva
EscolaEscola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes
Otávio Duarte Ferreira
TipologiaVisita de Estudo
Data de início3-01-2017
Data de término30-06-2017
DepartamentosCiências Exatas e Experimentais
Grupos de Recrutamento/DisciplinasBiologia e Geologia
DinamizadoresProfessores da área disciplinar de Biologia e Geologia do 8º ano
Público-Alvo8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 8º H
Breve DescriçãoA visita insere-se nos conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais, procurando estabelecer a ligação entre a Geologia e a Biologia. Relaciona-se com o domínio "Sustentabilidade na Terra" e com os subdomínios "Ecossistemas" e
Gestão sustentável dos recursos".
Será visitado um monumento natural e uma reserva natural ou área de interesse didático, do ponto de vista geológico e biológico, ou, em alternativa, um Centro de Ciência Viva.
Articulação com o Projeto Educativo1.1
Promover uma cidadania atenta e responsável.
1.2
Melhorar os conhecimentos e as capacidades dos alunos.
1.7
Promover a abertura à inovação educacional através da realização de projetos e atividades diferenciadas.
2.2
Promover ações que contribuam para melhorar o relacionamento interpessoal.
2.5
Melhorar a articulação entre as diferentes escolas do agrupamento no âmbito do Plano Anual de Atividades.
2.6
Melhorar a articulação vertical e horizontal entre professores e áreas disciplinares.
Objetivos- Compreender a ação dos agentes geológicos externos como agentes modeladores da paisagem.
- Reconhecer o contributo da Ciência para a compreensão da diversidade e das transformações que ocorrem na Terra.
- Sensibilizar os alunos para a valorização do património geológico e biológico.
- Desenvolver capacidades e atitudes científicas através de atividades lúdicas.
- Rever tópicos curriculares utilizando uma metodologia complementar às previstas no programa curricular.
- Desenvolver o espírito de observação, o espírito critico e a autonomia.
- Promover o convívio entre alunos e entre alunos e professores.
- Promover o respeito pelas regras de convivência social.