Visita ao Parque Natural de Sintra-Cascais

Designação da atividadeVisita ao Parque Natural de Sintra-Cascais
EscolaEscola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes
TipologiaVisita de Estudo
Data de início3-01-2017
Data de término30-06-2017
DepartamentosCiências Exatas e Experimentais
Grupos de Recrutamento/DisciplinasBiologia e Geologia
DinamizadoresProfessores Celso Silva e Fernando Polidoro
Público-Alvo11º A / 11º B
Breve DescriçãoA visita integra-se nos conteúdos programáticos da disciplina de Biologia e Geologia (11º ano), procurando estabelecer a ponte entre a Geologia e a Biologia. Relaciona-se com os programas de Biologia, unidades 7 (Evolução Biológica) e 8 (Sistemática dos seres vivos), e de Geologia, Tema IV – Geologia, problemas e materiais do quotidiano, unidades 1 (Ocupação antrópica e problemas de ordenamento) e 2 (Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres).
Articulação com o Projeto Educativo1.1
Promover uma cidadania atenta e responsável.
1.2
Melhorar os conhecimentos e as capacidades dos alunos.
1.7
Promover a abertura à inovação educacional através da realização de projetos e atividades diferenciadas.
2.2
Promover ações que contribuam para melhorar o relacionamento interpessoal.
2.6
Melhorar a articulação vertical e horizontal entre professores e áreas disciplinares.
Objetivos- Compreender a ação dos agentes geológicos externos como agentes modeladores da paisagem.
- Reconhecer as contribuições da geologia nas áreas da: prevenção de riscos geológicos, ordenamento do território, gestão de recursos ambientais e educação ambiental.
- Assumir atitudes de defesa do património geológico e biológico.
- Relacionar a formação de fósseis com as condições físicas químicas e biológicas dos respetivos ambientes.
- Desenvolver capacidades e atitudes científicas através de atividades lúdicas.
- Reconhecer a importância dos conhecimentos de taxonomia e nomenclatura para o estudo da Biologia.
- Promover o convívio entre alunos e entre alunos e professores.
- Promover o respeito pelas regras de convivência social.