Domínio B - Leitura e literacia

Designação da atividadeDomínio B - Leitura e literacia
EscolaEscola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes
Centro Escolar de Rio de Moinhos
Escola EB1/JI da Chainça
Escola EB1/JI António Torrado
EB1 nº 2 de Abrantes
EB1/JI de S.Miguel do Rio Torto
Centro Escolar de Tramagal
Escola Octávio Duarte Ferreira
TipologiaAtividades de Promoção da Leitura e das Literacias
Data de início30-09-2021
Data de término24-06-2022
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Ciências Exatas e Experimentais
Ciências Sociais e Humanas
Educação Pré-Escolar
Expressões
Línguas
Grupos de Recrutamento/DisciplinasNenhum
Outras EstruturasBibliotecas Escolares
DinamizadoresEquipa das Bibliotecas Escolares
Público-AlvoPré-escolar / Alunos do 1º Ciclo / Alunos do 3º Ciclo / Alunos do 2º Ciclo / Alunos do Ensino Secundário
Breve DescriçãoB.1 Desenvolvimento de iniciativas de
promoção da leitura.
B.2 Atividades de treino e aprofundamento
da competência leitora.
*Realização de atividades no âmbito do projeto “biblioler@digital:
- Fomentar e reforçar hábitos de leitura, bem como a competência leitora e da escrita, com recurso à criação e partilha de conteúdos/recursos digitais em novos ambientes de aprendizagem, envolvendo os alunos e os professores através de uma articulação sistemática com a BE.
*PNL
*10@ler
*Projeto "biblioler@digital"
*Ser escritor é cool
- Fomentar o gosto pela leitura e a competência leitora
- Desenvolver competências de leitura
- Promover a articulação curricular
- Desenvolver competências de participação em concursos
*Semana da Leitura
- Fomentar a leitura
- Promover a articulação curricular
- Desenvolver ações na comunidade
- Dinamizar atividades em ambiente virtual (bogue das Bibliotecas Escolares)
Objetivos- Fomentar o gosto pela leitura e a competência leitora.
- Contribuir significativamente para a melhoria qualitativa da aprendizagem e para o domínio das capacidades leitoras.
- Promover a articulação curricular.
- Proporcionar o contacto estreito e regular com o livro e a prática da leitura enquanto instrumentos privilegiados de aprendizagem e treino da compreensão leitora.
- Criar uma cultura da leitura impressa e digital, explorando recursos, equipamentos tecnológicos e estratégias capazes de enriquecer as experiências de cada leitor e de promover o gosto e o prazer de ler.