Domínio B - Leitura e literacia
Designação da atividade | Domínio B - Leitura e literacia |
---|---|
Escola | Escola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes Centro Escolar de Rio de Moinhos Escola EB1/JI da Chainça Escola EB1/JI António Torrado EB1 nº 2 de Abrantes EB1/JI de S.Miguel do Rio Torto Centro Escolar de Tramagal Escola Octávio Duarte Ferreira |
Tipologia | Atividades de Promoção da Leitura e das Literacias |
Data de início | 30-09-2021 |
Data de término | 24-06-2022 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico Ciências Exatas e Experimentais Ciências Sociais e Humanas Educação Pré-Escolar Expressões Línguas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Nenhum |
Outras Estruturas | Bibliotecas Escolares |
Dinamizadores | Equipa das Bibliotecas Escolares |
Público-Alvo | Pré-escolar / Alunos do 1º Ciclo / Alunos do 3º Ciclo / Alunos do 2º Ciclo / Alunos do Ensino Secundário |
Breve Descrição | B.1 Desenvolvimento de iniciativas de promoção da leitura. B.2 Atividades de treino e aprofundamento da competência leitora. *Realização de atividades no âmbito do projeto “biblioler@digital: - Fomentar e reforçar hábitos de leitura, bem como a competência leitora e da escrita, com recurso à criação e partilha de conteúdos/recursos digitais em novos ambientes de aprendizagem, envolvendo os alunos e os professores através de uma articulação sistemática com a BE. *PNL *10@ler *Projeto "biblioler@digital" *Ser escritor é cool - Fomentar o gosto pela leitura e a competência leitora - Desenvolver competências de leitura - Promover a articulação curricular - Desenvolver competências de participação em concursos *Semana da Leitura - Fomentar a leitura - Promover a articulação curricular - Desenvolver ações na comunidade - Dinamizar atividades em ambiente virtual (bogue das Bibliotecas Escolares) |
Objetivos | - Fomentar o gosto pela leitura e a competência leitora. - Contribuir significativamente para a melhoria qualitativa da aprendizagem e para o domínio das capacidades leitoras. - Promover a articulação curricular. - Proporcionar o contacto estreito e regular com o livro e a prática da leitura enquanto instrumentos privilegiados de aprendizagem e treino da compreensão leitora. - Criar uma cultura da leitura impressa e digital, explorando recursos, equipamentos tecnológicos e estratégias capazes de enriquecer as experiências de cada leitor e de promover o gosto e o prazer de ler. |