Domínio C - Projetos e parcerias

Designação da atividadeDomínio C - Projetos e parcerias
EscolaEscola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes
Centro Escolar de Rio de Moinhos
Escola EB1/JI da Chainça
Escola EB1/JI António Torrado
EB1 nº 2 de Abrantes
EB1/JI de S.Miguel do Rio Torto
Centro Escolar de Tramagal
Escola Octávio Duarte Ferreira
TipologiaProjetos, parcerias e atividades livres de abertura à comunidade
Data de início21-09-2021
Data de término24-06-2022
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Ciências Exatas e Experimentais
Ciências Sociais e Humanas
Educação Pré-Escolar
Expressões
Línguas
Grupos de Recrutamento/DisciplinasNenhum
Outras EstruturasBibliotecas Escolares
DinamizadoresEquipa das Bibliotecas Escolares
Público-AlvoComunidade escolar
Breve DescriçãoC.1 Participação em projetos e iniciativas
de parceria interna e externa.
C.2 Envolvimento e mobilização dos pais,
encarregados de educação e famílias.
Articulação com o Projeto Educativo1.1 Promover uma cidadania atenta e responsável.
1.2 Melhorar os conhecimentos e capacidades dos alunos.
1.3 Promover a educação cultural e artística.
2.4 Aderir a projetos de inovação e desenvolvimento profissional nacionais e internacionais.
2.6 Melhorar a articulação vertical e horizontal entre professores e áreas disciplinares.
3.2 Envolver os pais na dinâmica das escolas.
3.7 Promover eventos de cariz social e cultural indutores de um espírito de convivialidade e bem-estar.
3.9 Projetar o agrupamento na comunidade.
Objetivos- Proporcionar o contacto estreito e regular com o livro e a prática da leitura enquanto instrumentos privilegiados de aprendizagem e treino da compreensão leitora
- Contribuir significativamente para a melhoria qualitativa da aprendizagem e para o domínio das capacidades leitoras
- Incentivar o trabalho em torno do livro, da leitura e das diferentes expressões associadas à leitura, assumindo-se como lugar de construção pessoal e de formação de leitores críticos e autónomos.
- Criar uma cultura da leitura impressa e digital, explorando recursos, equipamentos tecnológicos e estratégias capazes de enriquecer as experiências de cada leitor e de promover o gosto e o prazer de ler.