Competição Nacional de Ciência - PMate da Universidade de Aveiro

Designação da atividadeCompetição Nacional de Ciência - PMate da Universidade de Aveiro
EscolaEscola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes
TipologiaConcurso
Data de início1-09-2021
Data de término30-06-2022
DepartamentosCiências Exatas e Experimentais
Grupos de Recrutamento/DisciplinasMatemática
Outras EstruturasConcurso Jogos Matemáticos
DinamizadoresÁrea Disciplinar de Matemática - Coordenadora Ana Rute Mansilha
Público-AlvoAlunos do 3º Ciclo / Alunos do 2º Ciclo / Alunos do Ensino Secundário
Breve DescriçãoAs Competições Nacionais de Ciência (CNC) são constituídas por um conjunto de 12 competições, nas áreas de matemática, biologia, geociências, física, química, português, inglês e literacia financeira, que reúnem, todos os anos na Universidade de Aveiro, milhares de alunos do 3.º ao 12º ano, de vários pontos do país.
As CNC têm como objetivos basilares ajudar a combater o insucesso escolar e promover o uso das tecnologias da informação e da comunicação. As CNC também têm tido destaques internacionais nomeadamente, em 2009 e 2011, foram consideradas pelos projetos europeus STELLA (Science Teaching in a Lifelong Learning Approach) e STENCIL (Science Teaching European Network for Creativity and Innovation in Learning) como um exemplo de boas práticas educativas.
As CNC não se tratam apenas de três dias de provas, mas de um trabalho contínuo entre professores e alunos e que culmina na realização das CNC. Na realidade, estas competições iniciam-se com a disponibilização dos treinos, a partir da plataforma online e, depois materializam-se em dois eventos nacionais, um em Rede que se realiza em fevereiro/março e para culminar todo este processo, as CNC na Universidade de Aveiro, em maio.
Desde o início do ano letivo são disponibilizadas provas de treino para as várias áreas científicas que entram em competição. Estas provas estão de acordo com as orientações programáticas do Ministério da Educação e estão permanentemente disponíveis permitindo que o aluno treine em qualquer local com acesso à internet. Na base das CNC está uma plataforma (Plataforma de Ensino Assistido) que visa a disponibilização de conteúdos para avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do ano letivo e em várias áreas científicas.
Objetivos- Promover o sucesso na disciplina de matemática;
- Contribuir para a inclusão de todos os alunos;
- Fortalecer as capacidades matemáticas.