VI Campeonato Internacional superTmatik Cálculo Mental

Designação da atividadeVI Campeonato Internacional superTmatik Cálculo Mental
EscolaEscola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes
TipologiaConcurso
Data de início3-01-2011
Data de término10-05-2012
DepartamentosCiências Exatas e Experimentais
Grupos de Recrutamento/DisciplinasMatemática
DinamizadoresÁrea Disciplinar de Matemática
Público-Alvo5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 5º G / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D
Breve Descrição

O campeonato superTmatik Cálculo Mental é o organizado pela EUDACTICA, com a colaboração dos docentes de Matemática das escolas inscritas no referido campeonato.

A competição destina-se aos alunos do 5º ao 9º ano e é aplicada por escalões de acordo com o ano de escolaridade.

A participação dos alunos é feita por fases:

1ª Fase – Sessões de Treino.

2ª Fase – Campeonato intra-turma: eliminatórias a disputar entre alunos da mesma turma para apuramento dos Campeões e Vice-campeões de turma.

3ª Fase – Campeonato inter-turma: eliminatórias a disputar entre Campeões e Vice-campeões de turma pertencentes ao mesmo escalão, para apuramento dos Campeões e Vice-campeões inter-turma.

4ª Fase – Sessões de ambientação online. Pretende -se que durante este período os alunos se ambientem ao tipo de prova que irão realizar aquando da Grande Final e não que treinem virtualmente.

5ª Fase – Grande Final Online. A Final online constará de 3 tentativas com vista à obtenção do melhor tempo no superTmatik online. As 3 tentativas deverão ser realizadas na mesma data

Articulação com o Projeto Educativo1.1 -Melhoria das competências básicas dos alunos de acordo com o definido pelo Agrupamento e pelo Ministério da Educação e Ciência;


1.2- Melhoria em dos resultados em Língua Portuguesa e Matemática nas provas de aferição e em exames nacionais;

1.3 - Redução gradual das diferenças entre a Classificação Interna e a Classificação Externa
2.1 -Redução dos valores das taxas de retenção e de abandono escolar
6.7 - Abertura à inovação educacional através da realização de projetos e atividades diferenciados
10.4 -Desenvolvimento de processos de articulação horizontal em cada ano de escolaridade através de ações concertadas entre docentes
13.3 - Garantia de divulgação na página Web do agrupamento de, pelo menos, 50% das atividades realizadas
15.1 - Divulgação das atividades do Agrupamento
15. 2 - Participação em eventos de forma a dar a conhecer o agrupamento e divulgar os seus pontos fortes
Objetivos

- Fomentar o interesse pela prática do cálculo mental;

- Desenvolver destrezas numéricas e de cálculo;

- Reforçar a componente lúdica na aprendizagem da matemática;

- Detetar e divulgar talentos na área do Cálculo Mental;

- Promover o convívio entre Alunos, Professores e restante comunidade escolar.