VI Campeonato Internacional superTmatik Cálculo Mental
Designação da atividade | VI Campeonato Internacional superTmatik Cálculo Mental |
---|---|
Escola | Escola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes |
Tipologia | Concurso |
Data de início | 3-01-2011 |
Data de término | 10-05-2012 |
Departamentos | Ciências Exatas e Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Matemática |
Dinamizadores | Área Disciplinar de Matemática |
Público-Alvo | 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 5º G / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D |
Breve Descrição |
O campeonato superTmatik Cálculo Mental é o organizado pela EUDACTICA, com a colaboração dos docentes de Matemática das escolas inscritas no referido campeonato. A competição destina-se aos alunos do 5º ao 9º ano e é aplicada por escalões de acordo com o ano de escolaridade. A participação dos alunos é feita por fases: 1ª Fase – Sessões de Treino. 2ª Fase – Campeonato intra-turma: eliminatórias a disputar entre alunos da mesma turma para apuramento dos Campeões e Vice-campeões de turma. 3ª Fase – Campeonato inter-turma: eliminatórias a disputar entre Campeões e Vice-campeões de turma pertencentes ao mesmo escalão, para apuramento dos Campeões e Vice-campeões inter-turma. 4ª Fase – Sessões de ambientação online. Pretende -se que durante este período os alunos se ambientem ao tipo de prova que irão realizar aquando da Grande Final e não que treinem virtualmente. 5ª Fase – Grande Final Online. A Final online constará de 3 tentativas com vista à obtenção do melhor tempo no superTmatik online. As 3 tentativas deverão ser realizadas na mesma data |
Articulação com o Projeto Educativo | 1.1 -Melhoria das competências básicas dos alunos de acordo com o definido pelo Agrupamento e pelo Ministério da Educação e Ciência; 1.2- Melhoria em dos resultados em Língua Portuguesa e Matemática nas provas de aferição e em exames nacionais; 1.3 - Redução gradual das diferenças entre a Classificação Interna e a Classificação Externa 2.1 -Redução dos valores das taxas de retenção e de abandono escolar 6.7 - Abertura à inovação educacional através da realização de projetos e atividades diferenciados 10.4 -Desenvolvimento de processos de articulação horizontal em cada ano de escolaridade através de ações concertadas entre docentes 13.3 - Garantia de divulgação na página Web do agrupamento de, pelo menos, 50% das atividades realizadas 15.1 - Divulgação das atividades do Agrupamento 15. 2 - Participação em eventos de forma a dar a conhecer o agrupamento e divulgar os seus pontos fortes |
Objetivos |
- Fomentar o interesse pela prática do cálculo mental; - Desenvolver destrezas numéricas e de cálculo; - Reforçar a componente lúdica na aprendizagem da matemática; - Detetar e divulgar talentos na área do Cálculo Mental; - Promover o convívio entre Alunos, Professores e restante comunidade escolar.
|