Jogos Matemáticos de Tabuleiro
Designação da atividade | Jogos Matemáticos de Tabuleiro |
---|---|
Escola | Escola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes Centro Escolar de Rio de Moinhos Escola EB1/JI da Chainça Escola EB1/JI António Torrado EB1 nº 2 de Abrantes |
Tipologia | Projetos |
Data de início | 10-09-2012 |
Data de término | 30-06-2013 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico Ciências Exatas e Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 1º Ciclo do Ensino Básico Matemática |
Outras Estruturas | Jogos matemáticos de tabuleiro |
Dinamizadores | Área Disciplinar de Matemática tendo como Coordenadora a docente Ana Rute Mansilha Silva |
Público-Alvo | 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 5º G / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D |
Breve Descrição | A promoção da saúde mental é uma preocupação da atualidade. A população mundial está cada vez mais envelhecida, devido ao aumento da esperança média de vida, e como tal mais suscetível a doenças do foro mental associadas a esta nova realidade. Surge assim a necessidade de as prevenir estimulando a mente e uma boa forma de o fazer é voltando a criar o hábito de praticar jogos de tabuleiro em família, o que aliás pode ajudar a melhorar um outro problema dos nossos dias: relações humanas e em particular familiares. Este projeto visa estar ao alcance de todos os alunos do 1º, 2º e 3º C.E.B., promovendo o sucesso na Matemática, visto os processos mentais presentes na prática deste tipo de jogos serem muito semelhantes aos envolvidos na resolução de problemas de Matemática e contribuindo para a inclusão de todos os alunos, devido aos diferentes graus de dificuldade que esta prática pode assumir. Este projeto assume quatro fases distintas: -Construção dos Jogos e apresentação/explicação dos mesmos; Aferição das regras;Campeonatos intra-turma;Campeonatos inter-turmas. - Final a nível de Escola. - Final Nacional. - Preparação do Campeonato do ano seguinte. |
Articulação com o Projeto Educativo | 1.1 -Melhoria das competências básicas dos alunos de acordo com o definido pelo Agrupamento e pelo Ministério da Educação e Ciência; 1.2- Melhoria dos resultados em Língua Portuguesa e Matemática nas provas de aferição e em exames nacionais; 1.8 - Promoção e implementação de estratégias de ensino diversificadas e atualizadas, através do desenvolvimento de rotinas de trabalho colaborativo entre professores; 1.11 - Promoção de estilos de vida ativos e saudáveis como fatores facilitadores do sucesso educativo através de ações de sensibilização e atividades práticas; 1.13 - Melhoria da articulação curricular entre ciclos conferindo a cada uma a função de aprofundar a etapa anterior, complementar e interligar as aprendizagens através de ações concertadas entre docentes; 1.15 - Apresentação regular aos pais e encarregados de educação de informações sobre o desenvolvimento do percurso escolar dos seus educandos; 1.16 - Valorização do cumprimento dos horários estabelecidos. 2.1 -Redução dos valores das taxas de retenção e de abandono escolar; 6.7 - Abertura à inovação educacional através da realização de projetos e atividades diferenciados; 9.1 -Institucionalização de processos sistemáticos de avaliação e autoregulação; 10.3 -Desenvolvimento de processos de articulação vertical entre ciclos através de ações concertadas entre docentes; 10.4 -Desenvolvimento de processos de articulação horizontal em cada ano de escolaridade através de ações concertadas entre docentes. 12.3 - Assegurar a participação em atividades desportivas escolares dos alunos do agrupamento; 13.3 - Garantia de divulgação na página Web do agrupamento de, pelo menos, 50% das atividades realizadas. 15.1 - Divulgação das atividades do Agrupamento; 15. 2 - Participação em eventos de forma a dar a conhecer o agrupamento e divulgar os seus pontos fortes. |
Objetivos | - Desenvolver as capacidades de concentração, abstração e memorização; - Desenvolver a auto-confiança dos alunos relativamente à resolução de problemas de Matemática; - Despertar/captar o interesse/empenho dos alunos para a aprendizagem da Matemática e das Ciências Exactas; - Promover as relações humanas; - Promover o civismo e respeito pelas regras instituídas; - Promover a articulação entre diferentes ciclos do nosso Agrupamento; - Promover a saúde mental numa população cada vez mais envelhecida. |