Atividades de Autoformação - Área disciplinar de Geografia
Designação da atividade | Atividades de Autoformação - Área disciplinar de Geografia |
---|---|
Escola | Escola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes |
Tipologia | Atividades de Autoformação |
Data de início | 10-09-2012 |
Data de término | 30-06-2013 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Geografia |
Dinamizadores | João Pedro Céu, António Morgado; Teresa Mateus |
Público-Alvo | Professores |
Breve Descrição | DEsenvolimento de atividades de autoformação com vista à valorização profissional dos docentes. |
Articulação com o Projeto Educativo | 1- Melhorar os resultados escolares 1.6 - Desenvolvimento e implementação de processos de calibragem de instrumentos e critérios de avaliação; 1.8 - Promoção e implementação de estratégias de ensino diversificadas e atualizadas, através do desenvolvimento de rotinas de trabalho colaborativo entre professores; 1.9 - Gestão adequada do tempo de trabalho não letivo, que permita maiores espaços de reflexão conjunta; 1.12 - Reforço da utilização das tecnologias de informação e comunicação como instrumentos de trabalho e fatores de aprendizagem; 6.7 - Abertura à inovação educacional através da realização de projetos e atividades diferenciados; 8- Promover a inovação educacional 8.1 - Criação de condições que fomentem a abertura às boas práticas educativas e à inovação através da gestão adequada do tempo de trabalho não letivo, que permita maiores espaços de reflexão conjunta entre professores. 10- Otimizar o funcionamento dos diferentes órgãos e estruturas 10.1 - Consolidação do desempenho das lideranças intermédias através de trabalho colaborativo e concertação de práticas; |
Objetivos | Promover processos de atualização cientifico-pedagógica dos docentes; Promover a utilização de novas tecnologias na elaboração de recursos educativos inovadores: - A folha de cálculo no processo ensino-aprendizagem; - O quadro interativo e a produção de material didático; - O sofware didático e a sua utilização como recurso educativo. |