Atividades de apoio ao desenvolvimento curricular

Designação da atividadeAtividades de apoio ao desenvolvimento curricular
EscolaEscola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes
Centro Escolar de Rio de Moinhos
Escola EB1/JI da Chainça
Escola EB1/JI António Torrado
EB1 nº 2 de Abrantes
EB1/JI de S.Miguel do Rio Torto
Centro Escolar de Tramagal
Escola Octávio Duarte Ferreira
TipologiaApoio ao desenvolvimento curricular
Data de início16-09-2013
Data de término20-06-2014
Outras EstruturasBibliotecas Escolares
DinamizadoresEquipa das bibliotecas escolares
Público-AlvoComunidade escolar
Breve DescriçãoArticulação do trabalho da equipa da BE com as estruturas de coordenação educativa da escola e com os docentes responsáveis pelos apoios educativos, coordenadores de departamento e PTE.
Articulação da BE com os departamentos de modo a integrar os recursos nas actividades curriculares, extracurriculares.
Participação da BE com os docentes em atividades de sala de aula mediante solicitação.
Apresentação aos docentes sugestões de trabalho conjunto em torno do tratamento de diferentes unidades de ensino e temas.
Produção e partilha de materiais utilizados noutras escolas e BE.
Utilização das TIC e ferramentas Web 2.0.
Apoio à pesquisa e trabalho orientado na BE.
Articulação com o Projeto Educativo1.10 - Valorização do papel das bibliotecas como centros de construção do conhecimento através da dinamização de atividades dirigidas aos alunos;
1.12 - Reforço da utilização das tecnologias de informação e comunicação como instrumentos de trabalho e fatores de aprendizagem;
6.7 - Abertura à inovação educacional através da realização de projetos e atividades diferenciados;
Objetivos- Promover a articulação entre a BE e as diversas estruturas da escola, nomeadamente a nível de formação e literacia da informação e da leitura.
- Promover a utilização dos recursos/serviços pelos docentes no âmbito da actividade lectiva, de modo a rentabiliza-los.
- Promover a articulação da BE com os docentes na concretização de atividades curriculares desenvolvidas no espaço da BE ou tendo por base os seus recursos.
- Programar atividades curriculares /não curriculares nas BE ou na sala de aula, tendo por base os seus recursos.
- Promover a formação de utilizadores.
- Desenvolver hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação.