Brincar com a Matemática
Designação da atividade | Brincar com a Matemática |
---|---|
Escola | Centro Escolar de Rio de Moinhos EB1 nº 2 de Abrantes |
Tipologia | Projetos |
Data de início | 15-09-2014 |
Data de término | 30-06-2015 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 1º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar |
Dinamizadores | Docentes titulares de turma |
Público-Alvo | Pré-escolar / Alunos do 1º Ciclo |
Breve Descrição | As atividades terão início no mês de outubro, e irão até ao final do ano letivo.Estas organizar-se-ão segundo uma dinâmica de trabalho de grupo, turma/escola, em tempos determinado e desenvolver-se-ão em várias etapas: - Quinzenalmente será apresentado um desafio/enigma para os alunos resolverem em casa com a família; - No final do primeiro e segundo períodos será realizado em cada escola, o dia “Brincar com a Matemática” com os jogos: “Cães e gatos, semáforos e rastros”; - No final do 3º período realizar-se-á um campeonato entre as escolas intervenientes. |
Articulação com o Projeto Educativo | 1- Melhorar os resultados escolares 1.1 -Melhoria das competências básicas dos alunos de acordo com o definido pelo Agrupamento e pelo Ministério da Educação e Ciência 1.2- Melhoria em dos resultados em Língua Portuguesa e Matemática nas provas de aferição e em exames nacionais 1.8 - Promoção e implementação de estratégias de ensino diversificadas e actualizadas, através do desenvolvimento de rotinas de trabalho colaborativo entre professores 1.9 - Gestão adequada do tempo de trabalho não lectivo, que permita maiores espaços de reflexão conjunta 13-Promover a ligação com os pais e encarregados de educação e com a comunidade |
Objetivos | - Desenvolver o raciocínio, o pensamento estratégico e a reflexão de forma lúdica. - Experimentar outras formas de ensino e aprendizagem. - Promover de forma articulada o desenvolvimento pessoal e social. - Valorizar e estimular o papel da família nas aprendizagens matemáticas. - Incentivar a participação dos alunos nos jogos nacionais de matemática. - Promover o sucesso educativo. |