Brincar com a Matemática

Designação da atividadeBrincar com a Matemática
EscolaCentro Escolar de Rio de Moinhos
EB1 nº 2 de Abrantes
TipologiaProjetos
Data de início15-09-2014
Data de término30-06-2015
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Grupos de Recrutamento/Disciplinas1º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
DinamizadoresDocentes titulares de turma
Público-AlvoPré-escolar / Alunos do 1º Ciclo
Breve DescriçãoAs atividades terão início no mês de outubro, e irão até ao final do ano letivo.Estas organizar-se-ão segundo uma dinâmica de trabalho de grupo, turma/escola, em tempos determinado e desenvolver-se-ão em várias etapas:
- Quinzenalmente será apresentado um desafio/enigma para os alunos resolverem em casa com a família;
- No final do primeiro e segundo períodos será realizado em cada escola, o dia “Brincar com a Matemática” com os jogos: “Cães e gatos, semáforos e rastros”;
- No final do 3º período realizar-se-á um campeonato entre as escolas intervenientes.

Articulação com o Projeto Educativo1- Melhorar os resultados escolares
1.1 -Melhoria das competências básicas dos alunos de acordo com o definido pelo Agrupamento e pelo Ministério da Educação e Ciência
1.2- Melhoria em dos resultados em Língua Portuguesa e Matemática nas provas de aferição e em exames nacionais
1.8 - Promoção e implementação de estratégias de ensino diversificadas e actualizadas, através do desenvolvimento de rotinas de trabalho colaborativo entre professores
1.9 - Gestão adequada do tempo de trabalho não lectivo, que permita maiores espaços de reflexão conjunta
13-Promover a ligação com os pais e encarregados de educação e com a comunidade
Objetivos- Desenvolver o raciocínio, o pensamento estratégico e a reflexão de forma lúdica.
- Experimentar outras formas de ensino e aprendizagem.
- Promover de forma articulada o desenvolvimento pessoal e social.
- Valorizar e estimular o papel da família nas aprendizagens matemáticas.
- Incentivar a participação dos alunos nos jogos nacionais de matemática.
- Promover o sucesso educativo.