Ler é Magia

Designação da atividadeLer é Magia
EscolaCentro Escolar de Rio de Moinhos
EB1 nº 2 de Abrantes
TipologiaAtividades de Promoção da Leitura e das Literacias
Data de início15-09-2014
Data de término30-06-2015
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Grupos de Recrutamento/Disciplinas1º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Outras EstruturasBibliotecas Escolares
DinamizadoresProfessores 1º CEB e Educadoras da EB1 nº2 de Abrantes e Centro Escolar de Rio de Moinhos
Público-AlvoPré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano
Breve Descrição-Reflexão sobre diferentes temáticas sugeridas na Área de Oferta Complementar e ou sugeridas pelos alunos.
-Leitura partilhada, de diferentes tipos de textos e em diferentes suportes, com várias cadências;
-Interpretação/ Compreensão/ Debate/ Pesquisa
-Pintura;
-Dramatização;
-Reinventar novos textos;
-Adaptação do texto explorado a melodias;
-Visitas a galerias de arte;
-Encontros com escritores/Encarregados de educação;
-Declamação de poesia;
-Jogos de adivinhas;
-Concursos de provérbios;
-Dança;
-Passaporte do leitor (Cada aluno possui um passaporte, sempre que requisita um livro carimba-se- lhe o documento e entrega-se-lhe uma ficha de leitura, quando devolve o livro entrega a ficha devidamente preenchida, no final do mês eleger-se-á o melhor leitor ou seja aquele que mais livros requisitou, leu e analisou.)
Articulação com o Projeto Educativo1- Melhorar os resultados escolares
1.1 -Melhoria das competências básicas dos alunos de acordo com o definido pelo Agrupamento e pelo Ministério da Educação e Ciência
1.2- Melhoria em dos resultados em Língua Portuguesa e Matemática nas provas de aferição e em exames nacionais
1.10 - Valorização do papel das bibliotecas como centros de construção do conhecimento através da dinamização de actividades dirigidas aos alunos
Objetivos- - Desenvolver a maturidade cívica e sócio afetiva, numa perspetiva de educação para a cidadania;
- - Proporcionar o acesso ao domínio da língua como e enquanto instrumento da comunicação;
- - Apelar ao conhecimento e respeito de convivência social;
- - Incentivar a participação e coordenação dos pais e encarregados de educação na vida da escola.