Ler é Magia
Designação da atividade | Ler é Magia |
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Escola | Centro Escolar de Rio de Moinhos EB1 nº 2 de Abrantes |
Tipologia | Atividades de Promoção da Leitura e das Literacias |
Data de início | 15-09-2014 |
Data de término | 30-06-2015 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 1º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar |
Outras Estruturas | Bibliotecas Escolares |
Dinamizadores | Professores 1º CEB e Educadoras da EB1 nº2 de Abrantes e Centro Escolar de Rio de Moinhos |
Público-Alvo | Pré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano |
Breve Descrição | -Reflexão sobre diferentes temáticas sugeridas na Área de Oferta Complementar e ou sugeridas pelos alunos. -Leitura partilhada, de diferentes tipos de textos e em diferentes suportes, com várias cadências; -Interpretação/ Compreensão/ Debate/ Pesquisa -Pintura; -Dramatização; -Reinventar novos textos; -Adaptação do texto explorado a melodias; -Visitas a galerias de arte; -Encontros com escritores/Encarregados de educação; -Declamação de poesia; -Jogos de adivinhas; -Concursos de provérbios; -Dança; -Passaporte do leitor (Cada aluno possui um passaporte, sempre que requisita um livro carimba-se- lhe o documento e entrega-se-lhe uma ficha de leitura, quando devolve o livro entrega a ficha devidamente preenchida, no final do mês eleger-se-á o melhor leitor ou seja aquele que mais livros requisitou, leu e analisou.) |
Articulação com o Projeto Educativo | 1- Melhorar os resultados escolares 1.1 -Melhoria das competências básicas dos alunos de acordo com o definido pelo Agrupamento e pelo Ministério da Educação e Ciência 1.2- Melhoria em dos resultados em Língua Portuguesa e Matemática nas provas de aferição e em exames nacionais 1.10 - Valorização do papel das bibliotecas como centros de construção do conhecimento através da dinamização de actividades dirigidas aos alunos |
Objetivos | - - Desenvolver a maturidade cívica e sócio afetiva, numa perspetiva de educação para a cidadania; - - Proporcionar o acesso ao domínio da língua como e enquanto instrumento da comunicação; - - Apelar ao conhecimento e respeito de convivência social; - - Incentivar a participação e coordenação dos pais e encarregados de educação na vida da escola. |