Articulação com o 1.ºCEB
Designação da atividade | Articulação com o 1.ºCEB |
---|---|
Escola | Escola Secundária c/2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes Centro Escolar de Rio de Moinhos Escola EB1/JI da Chainça Escola EB1/JI António Torrado EB1 nº 2 de Abrantes Otávio Duarte Ferreira EB1/JI de S.Miguel do Rio Torto Centro Escolar de Tramagal Escola Octávio Duarte Ferreira |
Tipologia | Apoio ao desenvolvimento curricular |
Data de início | 15-09-2014 |
Data de término | 30-06-2015 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico Ciências Exatas e Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 1º Ciclo do Ensino Básico Biologia e Geologia Física e Química Matemática |
Outras Estruturas | Projeto Astronomia |
Dinamizadores | Ana Alarico, Alexandra Francisco,Fernando Polidoro, Maria José Oliveira, Sandra Xisto, Teresa Lopes |
Público-Alvo | 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano |
Breve Descrição | Pretende-se com esta ativividade de articuladas entre o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico o desenvolvimento de competências em capacidade transversais no âmbito da matemáticas e das ciências naturais. Assim estão previstas a realização das seguintes atividades: - Reuniões de trabalho para planificação das atividades / trabalho colaborativo com recurso ao correio institucional - Problema Quinzenal (no âmbito da Matemática) - O Laboratório vai à Escola (atividades práticas no âmbito das Ciências Naturais e da Física e Química nas Escolas do 1ºCEB do Agrupamento) - Laboratórios Abertos (na Escola Sede) - A Ciência vai à Escola - atividades no âmbito da astronomia com os alunos do 1ºCEB. |
Articulação com o Projeto Educativo | 1- Melhorar os resultados escolares Melhoria da articulação curricular entre ciclos conferindo a cada uma a função de aprofundar a etapa anterior, complementar e interligar as aprendizagens através de acções concertadas entre docentes 6 - Melhorar os resultados escolares e reduzir as taxas de desistência escolar 10- Optimizar o funcionamento dos diferentes órgãos e estruturas 11- Promover a desburocratização e adoptar práticas de arquivo e circulação de informação amigáveis e sustentáveis |
Objetivos | - Promover o trabalho colaborativo inter disciplinar e intradepartamental - Promover o gosto pelas ciências - Promover a articulação curricular entre ciclos |